Cervidae: Cervo-do-pantanal

 
Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata 
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Cervidae 
Gênero:  Blastocerus 
Espécie: B. dichotomus


 
Nome Científico
Blastocerus dichotomus

(Illiger, 1815)

Nome em Inglês
Marsh Deer

Estado de Conservação
Status iucn3.1 VU pt.svg
Ameaçado

             
O maior veado da América do Sul é o cervo-do-pantanal, também são conhecidos pelos nomes de açuçuapara, cervo, veado-galheiro, suaçuapara, suaçuetê, suaçupucu e suçuapara. É mamífero e ruminante, vive em regiões pantanosas entre o sul do Peru, Brasil até o Uruguai.




Descrição: Durante muito tempo foi requisitado por vários caçadores, pois possui um porte alinhado e uma haste que alcança 60 cm de altura. Atualmente a caça desta espécie vem diminuindo devido a sua raridade de aparição e ocorrência em área de difícil acesso

Cervo-do-pantanal
Seu pelo é castanho-avermelhado, claro, com as extremidades dos membros, a boca e focinhos negros. Os cascos são longos e unidos do lado interno por uma membrana que facilita ao animal caminhar em áreas alagadas. Na época do desenvolvimento da galhada, o macho escolhe plantas que suprem as necessidades de seu organismo para melhor se desenvolver.






Alimentando-se de plantas aquáticas
Alimentação: Sua alimentação é basicamente dearbustos e plantas aquáticas

  









Mãe e filhote Cervo.
Reprodução: O período de reprodução dos cervos é no alto verão, quando os machos se tornam territoriais. A gestação é de em torno 300 dias, ao fim dos quais nascem um, ou raramente, dois filhotes. Os filhotes nascem com marcas brancas características sobre os flancos, que somem em torno de dois meses. Após este tempo, o filhote é desmamado, permanecendo com a mãe até o nascimento da próxima ninhada.






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário