Jaguatirica


Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Leopardus
Espécie: L. Pardalis



Nome Científico
Leopardus pardalis

(Lineu, 1758)


Nome em Inglês

Ocelot






A Jaguatirica, também chamada de Ocelot e Gato-do-mato, é um felídeo que habita a Floresta Amazônica, Mata Atlântica e outras matas brasileiras. Além disso, a Jaguatirica está distribuída por toda América Latina e Sul dos Estados Unidos.











Este felídeo tem hábitos nortunos e passa a maior parte do tempo dormindo em galhos de árvores ou escondido no meio da vegetação. Ao contrário da grande maioria dos felídeos, as Jaguatiricas vivem em pares.
Medem cerca de 65 cm e 1m de comprimento, além da cauda que mede aproximadamente 45 cm e pode pesar entre 8 e 15kg.
Possuem um aparelho digestório simples e curto, adaptado exclusivamente para digestão de proteínas, portanto, um animal carnívoro. Se alimentam basicamente de roedores, mamíferos de pequeno e médio porte, morcegos, cobras, macacos e ovos de tartaruga.
As fêmeas tem até 4 filhotes a cada gestação que dura de 70 a 85 dias. Os machos chegam a idade adulta em 2 anos, enquanto as fêmas em 1 ano e 6 meses. Em cativeiro a Jaguatirica pode viver aproximadamente 20 anos e em seu habitat natural, certamente, vive menos devido a vários fatores como desmatamentos, caça ilegal, biopirataria e etc. Lembrando que o maior predador da Jaguatirica chama-se: O HOMEM.
Por isso que ela encontra-se na lista dos animais ameaçados de extinção, pois, é um animal que sofre pela caça predatória ilegal de caçadores que almejam a sua pele ou com intenção de contrabandeá-la no mercado negro para pessoas que colecionam animais exóticos.














  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário