Banana tem semente, da com broto, ???????



Oi gente, então nessa ultima quinta-feira  dia 11/08 tive aula de Biologia Vegetal, então a Professora Regina ( que aliás eu adorei a aula dela, explica muito bem) estava falando sobre os Gimnospermas quando surgiu uma dúvida na seguinte frase ”Todas os frutos têm sementes” mais eu estava com sono porque tinha acordado as 5 da manhã e fiquei curioso se era isso que ela tinha dito, pois e a BANANA??? Poxa, sempre me perguntava se aqueles pontinhos eram sementes, mais eram muito pequenos para ser, ai eu pensei, “Pergunto? Não pergunto? Pergunto? Não pergunto? Pergunto? Não pergunto?” Resolvi levar essa duvida pra casa, estavam todos entretidos na aula que não valia a pena perguntar.
Pesquisei e vi  que:

A banana não possui sementes, aqueles pontinhos minúsculos pretos no interior da fruta  ao contrário do que muitos imaginam são ovulos não fecundados ao invés de sementes. Ela é um fruto partenocárpio , ou seja, seu ovario vai amadurecer bem antes do óvulo ser fecundado, então conclui que as bananas que conhecemos, aquelas comestiveis, não possuem sementes


Reprodução:
Sua reprodução é de forma assexuada, ou seja, se você quiser outro pé de banana, deverá cortar um pedaço da raiz e planta-lo,  reprodução conhecida pelos biólogos como “propagação vegetativa”


Pros e contras:

Prós – É muito fácil de se plantar, é uma fruta barata, rica em vitaminas serve para muitas coisas como
- Prevenir a depressão, já que possui triptofano, capaz de estimular a produção de serotonina;
- Regular a glicose sanguínea, graças à vitamina B6;
- Prevenir a anemia, porque contém ferro;
- Reduzir os riscos de derrame, e a pressão alta, por conter potássio;
- Regular o intestino, graças às suas fibras e lipídios.
- Aliviar azias e enjoo, agindo como antiácido natural.


Contras – Se virmos por outro lado, o fato dela ser assexuada, pode lhe causar vários problemas na safra, pois:
Se uma safra de bananeiras for atacado por uma praga desconhecida, que não há agrotóxico, ou similar que mate essa praga, o risco dela se extinguir é muito alto, pois para ela se produzir, deve –se retirar um pedaço da bananeira e planta-lo, mais essa “propagação vegetativa” é perigosa, pois é como se fosse uma clonagem da planta que foi tirada um pedaço. Se a safra morrer por causa da planta, as mudas novas morreram também pois não é possível fazer seleção natural entre elas. Então a safra estará morta.
Bom foram conclusões minhas mesmo, se alguém tem alguma controvérsia mande por comentário RS

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Guaranature disse...

Caro Leandro temos uma forma legal de você ajudar a associação Guaranature, entre em contato pelo arte.rodrigues@gmail.com
Um abraço!

Postar um comentário